Agilidade? (por Luiz Claudio Parzianello)

12260_10151163819223263_2111268303_n

É engraçado, mas não sei mais como definir agilidade … Se eu tentar fazê-lo, acho que vou destruir o conceito! Para mim, agilidade é um caminho de descobertas que conduz à ética e ao aperfeiçoamento contínuo, tanto do indivíduo quanto da organização de software.

Na primeira edição do Community Journal da Visao Ágil, pude escrever o seguinte sobre uma pergunta muito semelhante:

Muitos acreditam que o Manifesto Ágil não passa de uma piada, enquanto outros acreditam que ele marca o início de uma mudança na história do desenvolvimento de software. Alguns acreditam que tudo isso é um mero modismo, enquanto outros conquistam continuamente melhorias substanciais na qualidade e produtividade de suas equipes de desenvolvimento. Muitos acreditam que agilidade é assunto para pequenos, enquanto poucos já demonstraram que milhares de pessoas trabalhando de forma colaborativa e distribuída é coisa de gente grande. Pois bem, pude perceber ao longo dos últimos 10 anos, assessorando empresas e capacitando profissionais em projetos de implantação de Metodologias Ágeis, que a agilidade não está associada somente a uma nova cultura de crenças e valores, mas principalmente a uma nova busca de descobertas e iluminação. Iluminação no sentido de enxergar de vez que o desenvolvimento de software é um problema de logística que deve ser sustentado por uma forte cultura de comunicação e colaboração entre todas as partes interessadas num produto ou projeto de software. Logística no sentido de desenvolver competências para a entrega rápida de pequenos incrementos de software de alta qualidade, mantendo sempre um ritmo constante sustentável. Comunicação e colaboração no sentido de compreender como a menor quantidade de software irá aumentar a vantagem competitiva de nossos clientes (fazer cada vez mais com cada vez menos). Se você promover de forma honesta a melhoria contínua de pessoas, ferramentas e métodos, você com certeza encontrará o pensamento Ágil e descobrirá que esse é o único caminho para o sucesso e a satisfação de sua equipe de desenvolvimento.

Luiz Claudio Parzianello é Coach especialista em temas como Engenharia de Requisitos, Lean Software Development, Scrum e Extreme Programming. É sócio-fundador da empresa Surya Gestão Digital e vice-Coordenador do GUMA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s