Cartão, Conversação e Confirmação! O conceito 3C.

3879260297_dfc867d531
Fichas de papel, cartões de papel ou index cards, são uma excelente forma de manter a vista novas ideias para um produto de software. E a melhor característica delas é o espaço limitado. Hein?

Sim.

Você não vai conseguir colocar toda informação necessária na ficha. E isto é bom, pode acreditar.

Em 2003 quando eu estava estudando eXtreme Programming, ouvi uma história do Ron Jeffries sobre 3C. E desde então eu aplico e ensino isto, pelo valor que esta prática agrega no dia a dia de um projeto.

O conceito do 3C é baseado em iniciar com a escrita de uma ideia em um cartão, para que possamos lembrar. O cartão é o primeiro C. E ele leva ao próximo, gerando um “lembrete para a conversação”.

Que é o que precisamos gerar, conversas. O objetivo com isto é validar as ideias, com pessoas que podem ajudar no tópico. O melhor nestas conversas é criar exemplos que ajudem a validar a mesma. Estes exemplos acabam virando depois cenários de aceitação da história. Se é um cálculo, exemplos de cálculos. Através deste processo, criamos um “cartão executável“. E este é o nosso segundo C. Ah, um cartão normalmente possui um documento auxiliar, onde o requisito em questão é documentado seguindo os padrões que a equipe utiliza.

Estas conversas ajudam o time a identificar alguns atributos para os cartões, exemplo?
– senso de valor
– prioridade
– risco associado
– qualquer-atributo-que-o-time-consiga-ver-valor.

O terceiro C é sobre confirmação. Através das conversas com o time e clientes poderemos entender como validar o cartão e confirmar que o que temos definido é o necessário para “fazer acontecer“. E então é isto que precisamos buscar, confirmação! E dos nossos clientes! Eles irão confirmar sua ideia e ajudar a mesma a crescer.

O que mais sobre cartões?


Jessica Hagy do site Indexed, que conheci por indicação da minha irmã. Você encontra o livro da Jessica na Amazon.

O negócio é o seguinte: um cartão pode fazer muito por você. Até mesmo ajudar você a manter uma conversa com seus clientes. Tente e teste!

Anúncios

2 comentários sobre “Cartão, Conversação e Confirmação! O conceito 3C.

  1. Pingback: Qual a melhor estimativa usada em ambientes Ágeis? « Pingos de Agilidade

  2. Pingback: Uma dinâmica para brincar de Métodos Ágeis – A hora extrema! « forming, storming, norming and performing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s