Pratique para sempre

karate-kidPraticar para evoluir é algo necessário na vida de qualquer pessoa. Desde criança, usamos a prática como forma de aprendizado e evolução, basta você puxar da memória para lembrar como foi necessário praticar até conseguir amarrar os cadarços de um calçado sozinho, sem precisar da ajuda dos pais.

Atletas chamam está prática de “treino”. Atletas treinam quase que diariamente, muitas vezes de forma exaustiva e repetitiva. Se você acha que o jamaicano Usain Bolt (recordista mundial e bi-campeão olímpico nos 100 e 200 metros), atingiu o alto nível através de talento e boa genética (sorte), então de uma olhada neste vídeo e veja como ele treina.

É bem provável que ainda hoje você vai precisar executar alguma tarefa que não se sente confortável, que ainda não praticou o suficiente. Alguém pode te ensinar algo, te dar uma introdução ou até uma explicação bem detalhada; você pode ler livros e fazer treinamentos, mas muitas vezes você só vai aprender de verdade praticando, tentando, treinando, refletindo sobre os erros e acertos, e praticando novamente.

No desenvolvimento de software praticar/treinar é algo mais do que necessário, é obrigatório, é fundamental. Durante toda sua carreira, você precisará passar por ciclos de aprendizado que somente serão concluídos se você praticar.

Não importa se você está aprendendo uma nova linguagem de programação, ou aprendendo TDD, ou aprendendo uma nova forma de escrever requisitos que pode ser através de user stories, ou uma nova forma de estimar requisitos através de user story points e planning poker ou outras formas de estimativa, ou um novo modo de trabalhar em equipe através de Scrum e eXtreme Programming. Não importa o que você está aprendendo, você vai precisar praticar, refletir, e praticar novamente para aprender de verdade.

Assim como no esporte quanto na vida, praticar/treinar dói. Mas acredite, se você insistir e perseverar a dor vai passar, e com o tempo aquela prática que antes te machucava vai se tornar algo agradável. Eu vejo muita gente começar a correr para perder peso, (mesmo odiando correr), mas com o tempo, através da prática gradativa o que antes era algo desconfortável rapidamente deixa de ser algo tão ruim, e mais a frente a pessoa começa a curtir o hábito da corrida, e muitas vezes até começa a acordar mais cedo para correr mais tempo e distâncias maiores.

“Não se preocupe com a perfeição – você nunca irá consegui-la.” (Salvador Dali)

Um ponto importante a ser considerado quando estamos praticando é trabalhar com baby steps, ou seja, pequenos passos de forma gradativa, buscando sempre acertar o próximo passo ao invés de alcançar a perfeição. Desta forma seu aprendizado vai passar por várias pequenas vitórias que vão motivá-lo, e quem sabe, sem perceber, alcançar a perfeição.

No desenvolvimento de software eu vejo uma onda bacana de coding dojo acontecendo dentro de empresas, universidades e eventos, acho isto ótimo. Os coding dojos proporcionam um ambiente saudável de aprendizado, já que a troca de experiências entre os participantes é o ponto forte da atividade, e para pessoas como você que querem aprender e praticar, isto, vamos combinar, é uma enxurrada de motivação.

E você, já praticou hoje? 😉

Anúncios

4 comentários sobre “Pratique para sempre

  1. Muito legal o vídeo do Bolt!

    A diferença que eu vejo é que no desenvolvimento de software não temos um treinador nos cobrando diariamente, alguém para nos conduzir. Temos que ser os nossos próprios treinadores!

    Aproveitando a frase citada do Salvador Dali, ontem li uma semelhante:
    “A good solution applied with vigor now is better than a perfect solution applied ten minutes later.” General Patton

  2. Muito legal o vídeo do Bolt!

    A diferença que eu vejo é que no desenvolvimento de software não temos um treinador nos cobrando diariamente, alguém para nos conduzir. Temos que ser os nossos próprios treinadores!

    Aproveitando a frase citada do Salvador Dali, ontem li uma semelhante: “A good solution applied with vigor now is better than a perfect solution applied ten minutes later.” General Patton

  3. Post bem interessante! 🙂

    Eu despertei para a prática consistente há algum tempo, e desde então tento aplicar em tudo que necessito. E disseminar isso também.

    Mais especificamente para programadores, eu criei o “Dojo, onde?”:
    http://dojoonde.herculesdev.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s