Qual a melhor estimativa usada em ambientes Ágeis?

03082012TrenaFotoMarcosSantos009

Qual funciona melhor, qual é mais precisa?

E a minha resposta é ao mesmo tempo nenhuma e todas. O ponto não é este.

O que seu time deve buscar em uma reunião de estimativa não é uma certeza, mas sim conseguir entender que o time está alinhado e aprendendo sobre o negócio. Em uma brincadeira com planning poker, onde os números possíveis são 1,2,3,5,8,13… se uma pessoa indica o número 1 e outra pessoa indica o número 13, você tem um momento para discussão, para nivelar conhecimento ou conhecer um risco que estava “escondido” no sistema.

Todas as técnicas funcionam para guiar o time e criar um padrão… conforme o time evolui em conhecimento de negócio e tecnologia, a tendência é a estimativa funcionar melhor e ajudar o time a visualizar questões que estejam “fora de padrão”.

O principal benefício dos exercícios de classificação/estimativa é gerar discussão e basear o conhecimento das pessoas sobre as funcionalidades a serem desenvolvidas.

E se você precisa estimar algo que é nebuloso? Você vai precisar seguir no conceito do 3C, para poder conhecer mais sobre a funcionalidade e possivelmente adicionar Spikes no planejamento, assim poderá experimentar e aprender mais sobre algo antes de fazer a definição da funcionalidade por completo.

Anúncios

7 comentários sobre “Qual a melhor estimativa usada em ambientes Ágeis?

    • Jogos são sempre importantes Miguel! Eles ajudam a manter o time próximo. E neste caso que você fala, eles ajudam e apoiam a tarefa sempre importante e necessária de compartilhar e gerar conhecimento.

      • Exato. Além de importantes, tiram aquela pressão da métrica de cima do time, nem sempre o time vai acertar, principalmente no início do Projeto. Conforme o time vai conhecendo a tecnologia, o negócio e o próprio time ele vai ajustando as estimativas e tornando-as mais reais. Além de fazer software é necessário divertir-se pois isso é o que mais amamos fazer.

  1. Concordo contigo sobre a importância de o time estar ciente do quê precisa ser desenvolvido na sprint durante reuniões de planjeamento. Porém, na minha opinião a estimativa tem um papel importante, mesmo em ambientes ágeis, para que seja possível obter um padrão formal de esforço necessário para resolver cada tipo de atividade. As estimativas que seguem a mesma técnica em longo prazo ajudam a entender o ritmo de produtividade e a eficiência do time, dados que são importantes para tomar decisões estratégicas.

    • Concordo com você Ralph. As estimativas ajudam a entender o ritmo.

      Ainda assim, lembrar que estes momentos de reuniões para estimar e quebrar tarefas são mais importantes ainda para gerar conhecimento e alinhamento entre a equipe.

      O ritmo e padrão que um time consegue desenvolver vai fazer sentido e ajudar no longo prazo, conforme o time busca maneiras diferentes de melhorar e produzir mais.

      Valeu pelo comentário!

  2. Pingback: Pratique para sempre | Pingos de Agilidade

  3. Pingback: #blogabout 8/out | forming, storming, norming and performing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s